Compreensão do Sistema de Escrita
Compreensão do sistema de escrita
Muitas vezes, quando os pais
matriculam suas crianças na escola, mesmo os pequeninos, eles cultivam o desejo
de vê-los lendo e escrevendo corretamente o mais rápido possível. Mas como é grande
a frustração quando percebem que os seus filhos não correspondem imediatamente a
sua vontade. Mas será que você, mamãe, papai ou responsável, sabe quais e em
que consiste os períodos da compreensão da escrita? Você sabe como se
desenvolve essa habilidade?
Neste artigo, tentaremos
esclarecer de maneira simples e direta como esse processo ocorre e,
principalmente, apontaremos caminhos possíveis para que você possa ajudar o seu
filho a tornar essa jornada cada dia mais divertida e estimulante.
De acordo com a Psicóloga e professora
construtivista, Emília Ferrero e a Pedagoga espanhola Ana Teberosky, no livro “A
psicogênese da língua escrita” (1979) a compreensão do sistema de escrita é
dividida em 4 períodos: o pré-silábico, o silábico, o período silábico
alfabético e por fim, o período alfabético.
O período pré-silábico é subdividido
em duas fases.
A primeira é determinada pela compreensão que a criança tem
de que a comunicação pode ser feita de outra forma além da oral. Então, através
da imitação a criança começa a rabiscar, é o que chamamos de “garatujas”.
Já na segunda, os
pequenos percebem que desenhos e letras são caracteres diferentes e que para
escrever eles precisam de letras Nessa
fase é muito comum que a criança escreva algo que é grande com muitas letras e algo
que é pequeno com poucas porque foi essa a relação que ela fez naquele momento.
Aqui ainda não existe a relação grafema fonema, letra com
som. Ela apenas usa os mesmos códigos que nós usamos, as letras.
Durante o período silábico as
crianças começam a perceber que as palavras são constituídas de partes sonoras.
E que cada fragmento pode ser representado por uma única letra. Aqui também
existe uma subdivisão, na fase Silábica sem valor sonoro, a criança compreende
que para cada som existe a representação através de uma letra. Quando ela passa
a fazer a correspondência com o som, a criança passou para a fase silábica com
valor sonoro. Por exemplo, a palavra
gato que a criança escreve ho. Houve aqui uma representação do
som da letra h (aga) e a letra o, representando o to.
Perfeitamente correto para essa fase.
Já o período silábico alfabético é o momento de transição,
quando a criança começa a sair do período silábico para o alfabético. Ela percebe que precisa de mais de uma letra
para cada parte da palavra. A partir daqui ela começa a introduzir mais letras
na palavra chegando mais próximo do correto.
Observe o exemplo abaixo:
1.
JABTCBA
2.
AMEX
3.
CAQ
4.
ADROCOMCAQ
Finalmente, no período alfabético a
criança está bem perto da escrita convencional, mas ainda não é perfeita.
Observe:
Este
negosso das pipa Esta cada vez mas pirigo Eu que ria que paracê de vend cerol
porque esta cada vez matando pessoas por favor não soute pipa comfia na sua
mamãe quando ela falar para não sutar pipa não soute antes eu soutava pipa e
meu pai falou não soute pipa ai Eu parei oje sou um garoto feliz.
Só na fase
ORTOGRAFICA, quando eles estiverem no 2º ano, de acordo com a BNCC, é que a criança
compreenderá e começará a aplicar os diferentes sons do x, do rr, do ss, dos
dígrafos, e no 3º ano, a escrita se tornará ainda mais complexa com o uso
adequado das regras da língua portuguesa.
Assim, é possível
dizer que a alfabetização é um processo que não começa e nem termina no
primeiro ano.
Cada hipótese de
escrita da criança nesse momento deve ser bem acolhida. Não faça comentários como: ”Não estou
entendendo nada”, “Tá errado!”, “Preste atenção! Estão faltando letras aqui.”
Ao contrário,
motive-a. “Que lindo o seu bilhete”, “Leia para mim o que você escreveu.”
Comemore sempre
cada avanço que a criança apresentar. Não a iniba. Estimule-a, fazendo com ela
atividades criativas dando uma função social a escrita. Peça a ela que faça sua
lista de compras, bilhetes para lembrar alguma tarefa e prender na geladeira, faça
pistas para brincar de caça ao tesouro.
Leia muito para ela. As letras moveis são grandes aliadas, com elas é
possível escrever palavras inteiras ou deixar lacunas para que a criança a
preencha experimentando as diferentes possibilidades de palavras com a troca de
uma letra ou da posição das sílabas.
É preciso que se
tenha consciência de que a escrita é uma habilidade aprendida, ela não é
natural como a habilidade de andar, falar ou respirar. Assim, se a família
puder ser facilitadora desse processo estimulando e motivando o aprendiz esse
processo se tornará mais prazeroso e leve para todos os envolvidos.
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