O Autista
Em comemoração aos 10 anos de AKairos Curso, republicarei algumas histórias de sala de aula que divido com vocês a uma década e vivo dizendo que publicarei no livro POESIA DOCENTE que continua engavetado. Em breve, se tudo der muito certo, publicarei “SALA DE REFORÇO ESCOLAR – PENSAMENTOS, REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA A ESPERANÇA”, meu primeiro escrito sobre ensino-aprendizagem. Por enquanto, deixo aqui um momento bonito de 2016.
O autista
Por Adriana Kairos
A família estava preocupada, dizia que os alunos talvez não o aceitassem, afirmava como sentença que ele era diferente, difícil. Chegaram com um laudo: AUTISTA.
E o novato finalmente chegou amuado, carregava seu material numa bolsinha de pano espremida entre os braços.
Sim, ele tem uma fala difícil, particularmente acho que precisa de fono também. É bem acanhado, embora faça a sua própria “bagunça”. Pareceu alheio aos outros meninos, e estava mesmo. Apresentei-o aos demais. Ele tem nome de jogador de futebol famoso. Todos gostaram disso. O novato nem ligou para a empolgação dos companheiros. Estes cobriram o novo colega de perguntas e abraços de boas-vindas. Ele pareceu assustado, mas sorriu.
Fiquei pensando em tudo que ouvi da família sobre a “diferença” e tudo mais. Diferença foi o substantivo que mais ouvidos seus pais. No entanto, a única diferença que o novato tinha um dos meninos manifestou logo:
“Tia, por que a mochila dele é diferente da nossa?”
“Porque ele gosta assim, ué!” – respondi.
“Que estranho!”
Todos continuaram a rir e brincar até o fim da aula e ao fim do ano letivo.
Comentários
Postar um comentário