Como ajudar a motivar seus filhos na rotina de estudos

 


Como ajudar a motivar seus filhos na rotina de estudos

A volta às aulas está aí! Após um longo período de férias, ou mesmo de paralisação forçada por causa da pandemia da Covid-19, o retorno à rotina de estudos poderá exigir das famílias um pouco mais de dedicação do que o habitual.

Entenda como ajudar seu filho para esse novo ano letivo

Com a volta às aulas, voltam também os deveres de casa e o momento da feitura dessas tarefas deve ser o mais leve e agradável possível. É importante que você conheça a grade horária e as matérias de maior dificuldade de seu filho. Assim será possível estabelecer uma estratégia mais eficiente para dar a ele o devido auxílio.

Não fique o tempo todo na cobrança

            Mostre a seu filho o quanto estudar é importante. Seja o seu parceiro de estudos motivando-o sempre. Qualquer coisa feita por obrigação torna o processo ainda mais penoso. É preciso evitar discussões e mostrar ao seu filho, por meio do diálogo, que estudar um privilégio. Agir com autoritarismo, brigar ou aplicar castigos, só tornará a rotina de estudos ainda mais pesada e desgastante para toda a família. Além disso, essa atitude pode criar uma resistência emocional aos estudos.

Valorize a hora de estudar

            Organize a casa para que ele tenha um espaço próprio para estudar. Pode ser a mesa da cozinha, da sala, ou se for possível, uma escrivaninha no seu quarto. O mais importante é que seja sempre no mesmo lugar, como se fosse um escritório só para ele com toda a sua ajuda e atenção. Certifique-se de que haja silêncio na hora de estudar. Toda a família precisa colaborar com esse momento. Valorize a hora de estudar Elimine distrações como: televisão, computador, smartphone, exceto se for precisar de algum desses equipamentos para execução das tarefas. Fora isso, qualquer tipo de brincadeira ou distração é importante que se mantenha longe nesse momento. Crie uma agenda com horários pré-determinados para o momento de estudar. Contudo, não espere que seu filho passe horas diante dos cadernos ou do computador, pois isso não é produtivo. Dê intervalos para que ele possa brincar e se distrair. Esses intervalos são importantes para a absorção do conteúdo estudado.

Dicas para ajudar na motivação

            Mostre para o seu filho que estudar é bom. Sente-se ao lado dele ainda que você não consiga ajuda-lo por desconhecer a matéria ou não tenha tempo suficiente para auxiliá-lo. essa atitude dirá, sem palavras, que você se importa com a vida escolar do seu filho, que ele é importante para a sua vida. Valorize esse momento elogiando o seu filho a cada acerto. Anime-o a cada erro com palavras de afeto e incentivo, enaltecendo suas qualidades e seus pontos fortes.

            Você pode estabelecer também um sistema de recompensas com coisas simples como um passeio, seu prato favorito ou um tempo para fazer algo juntos. Mas atenção, se ele estiver entediado tente entender o motivo. Observe se é preguiça ou dificuldade na aprendizagem. Busque ajuda de um profissional se for necessário.

            Como vimos, é possível tornar a rotina de estudos mais simples e leve com pequenos ajustes. Agora é comvocê! E lá vamos nós para mais um ano letivo. Feliz 2021!

Profa Adriana Kairos

Comentários

Postagens mais visitadas