Proposta de Atividade Interdisciplinar com História e Gramática

Por: Fabiano Cabral de Lima.

Professor, Historiador e Mestre em Educação pela UFRJ.

Professor no Akairos Preparatório.

Adriana Kairos

Professora, Formada em Letras Português-Espanhol pela UFRJ


Na primeira semana de abril, os professores Adriana Kairos e Fabiano Lima realizaram uma atividade interdisciplinar com História e Gramática. Em duas partes discutiremos como fizemos apropriação para aula de História e Gramática sobre o tema de Conquista/Invasão das Américas e Brasil! A proposta pode ser aplicada a partir do quinto ano do ensino fundamental, e acompanha um caça-palavras!

1. História

Na aula de História foi a teorizada a a ideia da conquista ou invasão das Américas realizada por Europeus. 

Assistimos ao clipe "Pindorama" que relata o ponto de vista dos indígenas e dos Europeus na chegada ao Brasil.



Depois do clipe, resolvemos um caça palavras com um texto abordando os termos conquista e invasão.
É importante explorar este tema para conscientizar os estudantes que o processo da chegada dos Europeus não possa ser romantizada.

De acordo com o filósofo indigenista Ailton Krenak no documentário "Guerras do Brasil.DOC", os povos originários estão em guerra com o homem branco até os dias atuais, e a luta desses povos é uma resistência contra o avanço dos ruralistas sobre as suas terras e pela necessidade de politicas de demarcação de terras indigenas, já que os mesmos não são respeitados em seus territórios.

Como referenciais teóricos sugerimos Serge Gruzinski,  que discute o termo invasão, Boris Fausto chama de catástrofe (p. 40) sobre os indígenas, com a propagação de doenças e guerras e o assassinato de várias populações, que causou a resistência desses povos e interiorização das populações originárias. O Caça-palavras e as questões que ajudam na busca pelos termos segue em imagens no final da postagem.

Ao terminarmos a resolução do caça-palavras, colocamos um funk de autoria da MC Carol de Niterói em que ela relata como aluna, na escola, o estranhamento sobre Pedro Alvares Cabral não ter descoberto o Brasil porque o Brasil já era povoado com civilizações antes da chegada dos Europeus que segue no vídeo a seguir.


 

No final da atividade fizemos um flash video para o Tik Tok para registrar o momento que está no link abaixo!
@akairoscurso

♬ Não Foi Cabral (Leo Justi Remix) - MC Carol
https://www.tiktok.com/@akairoscurso/video/6945117446319705350?lang=pt-BR&is_copy_url=0&is_from_webapp=v3&sender_device=pc&sender_web_id=6846196397517243910

2. Gramática

Para Gramática, discutimos acentuação, separação de sílabas e classificação quanto a tonicidade da sílaba. Pedimos para que as crianças buscassem no texto formado com as palavras do caça-palavras, palavras acentuadas com til, e acentos agudo e circunflexo. Pedimos para que fossem separadas as sílabas das palavras encontradas no caça-palavras e que fizessem a classificação das palavras quanto a tonicidade: Proparoxítonas, Paroxítonas e Oxítonas. Fizemos uma explicação no quadro sobre a posição da sílaba e a classificação referida.

Abaixo, estão as imagens das folhas da atividade.















Referencias Historiográficas:

BERNAND, Carmen; GRUZINSKI, Serge. História do Novo Mundo: da descoberta à
conquista, uma experiência européia, 1492-1550. São Paulo: Edusp, 1997.

FAUSTOBorisHistória Concisa do Brasil. São Paulo: EDUSP, Imprensa Oficial do Estado,. 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas